Crítica INVENTO, Rio de Janeiro

Invento de Juliana Cortes

A Estética do Frio de Vitor Ramil é reinventada por Juliana Cortes

O Paraná vem revelando ultimamente muitos artistas de qualidade indiscutível. Comprovando este fato a cantora Juliana Cortes lançou recentemente seu disco de estreia, o maravilhoso Invento, produzido por Fred Teixeira.

O ponto de partida é A Estética do Frio, pensamento desenvolvido pelo músico gaúcho Vitor Ramil, que trata do distanciamento do Rio Grande do Sul do resto do Brasil. ?Juliana reinventou esse conceito aproximando-o da realidade musical de Curitiba, onde o frio, ao mesmo tempo que leva as pessoas a fazerem uma música minimalista dentro de suas casas, faz com que elas busquem também o calor dos bares para uma música mais quente como o jazz e o rock.

O repertório muito bem escolhido conta com três músicas de Vitor – Que horas não são, Indo ao Pampa e Velho Leon e Natália em Coyoacán (uma parceria com o poeta Paulo Leminski). Outros destaques são Filosofando, de Alexandre Nero, Achado, de Carlos Careqa e Chico Mello e Santana, do pernambucano Junio Barreto.

Juliana cerca-se de um trio de músicos de primeira linha: Ronaldo Saggiorato, Luiz Otávio Almeida e Vina Lacerda. Entre outras boas participações destacam-se Vitor Ramil e Dú Gomide, jovem talentoso que produziu o disco de outra grande cantora paranaense: Janaina Fellini.

Juliana Cortes merece atenção. Ela não é só mais uma nova cantora dessas que surgem aos montes na música brasileira. Além do bom gosto e da voz bela e extremamente afinada, Juliana tem o domínio total de suas ações e sabe utilizar perfeitamente seus dotes, imprimindo assim uma assinatura em seu trabalho.

É um grande prazer a audição de Invento. Todos os elementos do disco são muito bem conduzidos, o que garante o bom resultado no desafio estético proposto. Nem o frio que faz no sul é capaz de superar o calor e o aconchego da música de Juliana Cortes.

http://www.cultura.rj.gov.br/podcasts/invento-de-juliana-cortes

 

Tag Cloud:

critica  / invento  / rio de janeiro  / rj

Por lumendesign

Deixe seu comentário